27 de nov. de 2012

Diário de aspas + Croissant

"Os ingleses conquistaram o mundo porque não aguentavam mais a própria cozinha." (Ditado Francês)

As aspas de hoje são sobre cozinha, porque gosto muito dessa parte da casa! Adoro fazer doces, pães e bolos...Pensando nisso resolvi falar um pouco sobre o "pãozinho de massa folhada" que tentei fazer hoje.

Croissant é uma palavra francesa, que significa crescente, ou seja, uma referência à lua crescente, por causa de seu formato. A irresistivel meia lua. 


Ao contrário do que quase todos nós pensamos, essa delícia não foi inventada na França, e sim em Viena, na Áustria. Existe uma lenda culinária sobre a meia lua, que diz que os padeiros de Viena deram o alarme sobre a invasão dos Turcos, e como recompensa não quiseram nada além do poder de criar algo exclusivo para comemorar a vitória. Então criaram o pão de massa folhada no formato da meia lua presente na bandeira turca, assim comeriam o simbolo do inimigo, declarando-se superiores.
E apenas cerca de 100 anos depois o croissant chegou à França, com ajuda de Maria Antonieta, austríaca que se tornou rainha de lá. Apenas em território francês que começou a ser chamado de Croissant, e se popularizou rapidamente.


Resumo nutricional:

1 croissant de chocolate de 57g possui em média 25,19g de carboidratos e também possui gordura saturada.

A cada 100g possui 416kcal.
Um croissant (57g) possui 237kcal.
Repartição das Calorias: 51% gorduras, 41% carboidratos, 8% proteínas.

É uma delícia, mas lembrando que é um alimento calórico, assim quando for comer, tente comer apenas um.

 Como disse no início da postagem, hoje tentei fazer o famoso croissant de chocolate, usei a receita da União...É uma receita bem complicadinha, requer alguns cuidados, e no site da União não estão especificadas coisas que fiquei em dúvida. Por isso fiz mais ou menos do meu jeito.
E esse foi o resultado final:


Ficou um pouquinho folhada, acho que deveria ter deixado no forno menos tempo. Não ficou a cara dos croissants feitos por profissionais por aí, mas ficou muito gostoso! Vou melhorando a cada vez que fizer, a crocância e o formato já consegui, agora falta a massa ficar mais folhada!

Beijinhos e até o próximo post...

Imagem:  Couve Flor
Fontes: O Aprendiz de Gastronomia, Empratado e Fats secret


Nenhum comentário:

Postar um comentário